Provavelmente seu time de analytics já se questionou ou foi questionado sobre informações técnicas de dados de dispositivos que estão sendo usados no seu App ou em seu site, por exemplo: Qual a quantidade de memória o device do meu cliente tem? será que meus clientes tem a tecnologia de NFC disponível no celular? qual é a idade do aparelho dele? entre outras questões…
Esse é o tipo de informação que nós não temos de forma automática disponível pelas ferramentas de analytics mais utilizadas no mercado (Google x Adobe) e ela pode ser de grande utilidade principalmente quando falamos de construção de novas features / desempenho do App no seu público.
Foi pensando nisso que criei uma Lib em python capaz de rastrear as informações técnicas no site https://www.maiscelular.com.br passando uma lista de ID’s dos dispositivos (informação que é coletada pelas ferramentas de analytics mais atuais do mercado por padrão). Você vai precisar somente realizar essa extração e seguir os passos abaixo:
Vamos ao que interessa:
Para utilizar essa lib, você vai precisar de:
- Python 3 instalado na sua maquina
- Baixar a lib aqui no meu github
- Um arquivo CSV com os ID’s de devices que você deseja rastrear as informações técnicas (já tem um de exemplo no pacote)
No projeto acima eu já deixei tudo pronto, os codigos e os arquivos de modelo. Para rodar, basta entrar na pasta raiz do projeto e executar a linha de comando abaixo:
Basicamente, ele vai buscar os dispositivos que você listou no arquivo devices_list.csv e irá gerar um novo arquivo csv chamado de output_file.csv com as informações técnicas.
Exemplo do arquivo “devices_list.csv”:
Neste primeiro momento, o script irá trazer apenas algumas informações pré-definidas, sendo elas:
Você pode analisar o código e ficar a vontade para realizar melhorias ou coletar informações que poderiam ser mais importantes/relevante para o seu caso.
Pontos de atenção:
- O script pode demorar dependendo da quantidade de devices que você listar
- Eu não testei em todas as condições possiveis
- O script pode parar de funcionar se o site alvo alterar as tags HTML/CSS
- Valide o arquivo de saída :) pois o script pode falhar
Após ter essas informações em mãos, recomendo que você faça seu cruzamento na sua ferramenta preferida. Se for Adobe Analytics, recomendo fazer isso através de um classification e caso seja o Google, é bem tranquilo fazer via DataStudio criando um campo customizado…
Se ainda tem dúvidas de como criar esses reports, deixe seu comentário aqui no post que talvez possa ser o conteúdo de um próximo post.
Caso gostaria de enviar melhorias e sugestões, entre em contato ou faça um request no projeto do GitHub :)
Até mais.